Força Eólica

A produção de corrente alternada através de um alternador acionado pelo vento (que é um projeto na região Nordeste do país) pode ser facilmente demonstrada com a seguinte montagem:
A força eólica, numa Feira, pode ser proveniente de um ventilador comercial. Escolha um 'kit' de "dínamo para bicicleta" suficientemente macio para que a hélice de aeromodelo consiga movê-lo sob ação do vento produzido pelo ventilador. Leia sobre essas fontes alternativas de energia elétrica.No esquema, R são resistores de carvão (comuns), em série com seu respectivo LED. Se a tensão elétrica fornecida pelo 'dínamo' for de 6V~, R, para cada LED, deve ter valor de 300 ohms.Apesar do nome errado, "dínamo" de bicicleta não é dínamo e sim, alternador.
Para se obter tensão contínua, usando "dínamo" de bicicleta, deve-se acrescentar em sua saída, uma ponte retificadora (essa ponte incorpora 4 diodos retificadores - retificação em onda-completa) e um capacitor eletrolítico (para filtragem). Veja a ilustração:

Em substituição ao 'dínamo' de bicicleta pode ser usado um motor elétrico de carrinho de brinquedo (que apresenta ímãs como estatores) o qual, nesse caso, passará a funcionar como gerador elétrico. Nesse caso, os resistores R sugeridos na montagem também devem ser substituídos (e por vezes, mesmo eliminados) por valores de menor resistência.