Um cone duplo anti-gravitacional

Um cone duplo anti-gravitacional.
Objetivo:
Mostrar um objeto que se desloca, aparentemente, contra a gravidade.
Descrição:
A figura acima mostra a montagem dessa experiência. O objeto que está sobre a rampa é feito com dois funís idênticos, colados um ao outro pela borda larga. A rampa é feita com dois bastões cilíndricos servindo de trilhos. Na parte mais alta a separação entre os trilhos é maior que na parte inferior.Colocando o funil duplo sobre a rampa ele parece subir, contrariando a gravidade.
Análise:
Levantar um objeto significa alçar seu centro de gravidade para uma posição mais alta. Nessa experiência, enquanto o funil duplo parece subir a rampa, seu centro de gravidade desce. A figura ao lado explica essa aparente contradição. Ao fazer a experiência observe cuidadosamente o que acontece com a linha horizontal que passa pelo centro de gravidade do cone duplo (seu eixo de simetria).

Material usado:
Dois funís de mesmo tamanho colados pelas bordas.Dois bastões cilíndricos de madeira, plástico ou metal.Apoios para os bastões.
Dicas:
Junte essa experiência com outras sobre centro de gravidade que temos nessas sugestões.Para que sua apresentação seja realmente um projeto de ciência enfrente o seguinte desafio: demonstre que o cone parece subir a ladeira quando senx <>